Diversidade no Poder Judiciário, participação feminina na política, combate à misoginia. Estes serão alguns dos temas abordados durante a 5ª edição do "Seminário Mulheres no Sistema de Justiça: Desafios e Trajetórias", que ocorre nos dias 11 e 12 de maio, no Recife (PE).
A iniciativa, realizada pela Ajufe Mulheres, comissão instituída pela Associação dos Juízes Federais (Ajufe), contará com a participação das ministras Cármen Lúcia (STF), da presidente do STJ e CJF, Maria Thereza de Assis Moura, Maria Cláudia Bucchianeri (TSE). Ainda foram convidadas as únicas mulheres governadoras no país: Fátima Bezerra (PT), do Rio Grande do Norte (RN), e Raquel Lyra (PSDB), de Pernambuco (PE), além de magistrados e magistradas federais, membros da academia e dos Poderes Executivo e Legislativo, dentre outros(as) convidados(as).
A abertura ocorrerá na quinta-feira (11/5), a partir das 18h30, seguida de coquetel. No dia de debates, na sexta-feira (12/5), o seminário aborda a diversidade no Poder Judiciário e as possibilidades de ação, participação feminina na política e ações do CNJ para diversidade no Judiciário. O evento finaliza com uma roda de conversa sobre o curta metragem ¿Simbiose¿, de Julia Morim, e o Museu da Parteira, com a participação de Dona Prazeres, patrimônio vivo de Pernambuco.