Acessibilidade:

JFRN com um dos mais modernos centros de operações de rede

A Justiça Federal do Rio Grande do Norte (JFRN) conta com um dos mais modernos e eficientes Centros de Operações de Rede, do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5), que tem como principal atividade o monitoramento em tempo real dos sistemas tecnológicos que envolvem a JFRN.


Ambiente de responsabilidade da Seção de Suporte, Infraestrutura e Redes, vinculada ao NTIC (Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação).


A ideia de criação do NOC partiu de uma visita técnica à UFRN, quando a equipe do NTIC ficou impressionada com a existência de um sistema de monitoramento diário, com múltiplos painéis para exibição em tempo-real das informações da rede. Partindo desta inspiração, no final de 2020 o Núcleo já possuía seus próprios equipamentos de monitoramento.


Em termos de painéis, a estrutura possui um mosaico de quatro televisores de 50 polegadas, cada qual responsável pela exibição em tempo-real de diversos parâmetros monitorados do ambiente: status das principais aplicações da JFRN (PJe, Creta, portal da JFRN, etc.), uso de banda da rede, gráficos de desempenho do acesso à internet, estatísticas de acompanhamento de chamados de TI, além do tráfego de todas as subseções do Rio Grande do Norte: Ceará-Mirim, Açu, Pau dos Ferros, Caicó e Mossoró.


É um trabalho completo e cuidadoso para propiciar aos servidores e estagiários a melhor estrutura de rede para um bom desempenho de suas atividades, como afirma o Supervisor da Estrutura de Redes, Francisco Rocha.


"Temos a intenção de sempre trabalhar para minimizar os problemas com a rede da JFRN e evitar que os clientes tenham uma queda de desempenho de trabalho devido a um computador, internet e rede interna lenta. Temos trabalhado constantemente para essa melhoria", afirma o supervisor.


Outra finalidade bastante importante vem na eficiência da resolução mais rápida possível de um problema na rede.


"Nosso intuito é agir proativamente, de modo a atuar de imediato em uma possível queda de rede ou de aplicação, ao invés de esperar um chamado ou reclamação do usuário para tomarmos alguma atitude. Por exemplo, se o link da internet cair, perceberemos uma alteração do gráfico que monitora os dados de desempenho de nossas conexões à internet. Vamos perceber que houve uma queda de rede, pois teremos uma reta horizontal no lugar de ondas que registram a largura de banda em uso. Os indicadores de acesso também passaram de on-line (verde) para off-line (vermelho). É uma forma de nos anteciparmos ao problema", ressaltou Francisco.


A equipe do NTIC prepara ainda um aprimoramento da solução, de modo a viabilizar a guarda mais eficaz dos registros de atividades no ambiente de rede da JFRN. São informações fundamentais para o acompanhamento da rede, especialmente diante de um possível ataque de hackers. Com o intuito de alertar a equipe de TI para a tomada de contramedidas para proteção da rede desta seção judiciária.

Publicado dia 09/11/2021
 
 
Não recomendado para Internet Explorer 9 ou inferiores.
v1.3