As cartilhas ¿Acolhendo a Diversidade¿ e ¿Direito à Inclusão¿, elaboradas pela Justiça Federal no Rio Grande do Norte (JFRN), receberam o Selo JF5 em Rede, conferido pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região ¿ TRF5 às iniciativas, projetos e ações que apresentem impacto regional ou nacional no âmbito da Justiça Federal da 5ª Região (JF5).
Os materiais são destinados às pessoas que trabalham com o atendimento dos cidadãos, seja presencial ou virtualmente.
A publicação sobre diversidade apresenta alguns conceitos sobre humanização no atendimento, além de informações sobre comunicação não-violenta, escuta ativa, atendimento ao público LGBTQIA+, racismo, atendimento às pessoas em situação de vulnerabilidade social, entre outras. Já a cartilha ¿Direito à Inclusão¿, aborda os direitos da pessoa com deficiência em diversas áreas, como por exemplo, educação, trabalho e saúde.
O Selo JF5 em Rede foi instituído em setembro deste ano, através da Portaria nº 334/2021. Para obter o reconhecimento, os projetos, ações e iniciativas precisam atender a alguns requisitos, tais como: caráter inovador diante de situações desafiadoras enfrentadas pelos órgãos da JF5; capacidade de serem expandidos para outros órgãos, podendo atender a demandas e desafios compartilhados pelo Tribunal, pelas Seções Judiciárias vinculadas ou mesmo por outros órgãos do Poder Judiciário; alcance dos resultados e metas associados aos objetivos estratégicos da JF5 e aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas; viabilidade nas dimensões financeiras, tecnológicas e operacional; e impacto positivo aos clientes da inovação e aos processos a ele associados.